Responsabilidades

Padrão

Desde que o mundo é mundo e o homem é ser social existem responsabilidades. Cada um tem suas tarefas no desenvolvimento antropológico, seja de plantar, colher, preparar ou, a melhor de todas, comer, à qual cabe certo merecimento. Existe o chefe de família, o gerente da empresa, o dono da bola, cada um com sua responsabilidade.

No fundo no fundo, a responsabilidade é uma só: o umbigo. Por mais que o outro seja importante em uma pá de discursos, o umbigo é sempre o centro do mundo, e no comércio de responsabilidades, há sempre um culpado quando as coisas não dão certo.

No processo pedagógico, cabe ao professor ensinar e ao aluno aprender; ao professor mostrar paradigmas e como superá-los e ao aluno compreender isso. Confere-se ao professor oferecer as regras de avaliação e ao aluno, ciente do conteúdo, moldá-lo aos parâmetros escolhidos. Troca, tudo é troca, cada um com sua responsabilidade.

O mundo continua dando voltas e martelando sempre a mesma órbita: o aluno passa de ano, o professor reprova, ou assim afirma-se por aí nos finais de ano. Reclamações, amolações e gritos vazios de que o professor é babaca quando o umbigo coordena o cérebro e o coração.

Houve um dia em que um aluno chegou cabisbaixo e acanhado para o professor e num fio de voz lamentou:

– Professor, desculpe por pegar prova final.

O professor ficou em choque, impactado, surpreso, abraçou-o e chorou. Foi caetanamente lindo.

Gustavo Burla

Anúncios

»

  1. Burla, vi que não peguei final hehe. Mas sério agora, seu texto é a mais pura verdade. A culpa sempre tem que ser atribuída a alguém. Se enxergássemos as próprias falhas, todos esses males de final de período seriam evitados hehe. Beijos e boas férias! Obrigada por tudo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s