Lacônico retrospecto

Padrão

Foi numa mesa de bar que a proposta surgiu, prescrita de maneira decisiva. Gostariam de um terceiro integrante para a lida. Aceitou aquele bilhete premiado. Partiu leve, sem qualquer bagagem. E se descobriu realmente pertencente àquele maquinário desconhecido e repleto de possibilidades.

O trem pode ter começado devagarzinho, vagamente. No entanto, ele vai sempre acelerar. É a ordem natural da vida. Cabe a você aproveitar o prazer do cansaço da viagem e o êxtase em descobrir conhecimentos e emoções diferentes, inimagináveis. Também deve apreciar os sacolejos e o mal estar do percurso, afinal os trilhos são feitos de pedras.

Parar o trem quando se quer ou acha ser preciso não são opções. Não deve ser uma escolha de uma pessoa só. Outros contam com as futuras chegadas e o intercâmbio de ideias. O coletivo ainda fala mais alto que as linhas individuais de ação. Apesar de ter acumulado bagagens, experiências, expectativas e mais planos de viagens, o sentimento de recuo, ou melhor, a necessidade de uma manobra drástica torna-se cada vez mais palpável e sinalizadora.

Ou você desce de numa estação quando tudo está parado, pronto para chorosas despedidas. Ou pula.

É um rompimento digno de nascimento o salto para o desconhecido, quando se deixa um mundo de possibilidades pra trás em prol de uma terra segura e estática. Às vezes queremos o simples. Às vezes ansiamos pelo leve. Cansa só esperar. Se já é difícil aguardar para quem não faz nada ou fica esperando na janela vendo o trem passar, imagina pra quem é atuante, chora e solta suor pela causa.

Pensar e refletir não vão adiantar de nada, tem horas que a racionalidade não explica porque o vagão deveria descarrilhar, mas não o fez, nem a razão de haver um desmoronamento quando todo o arrimo era tão seguro. Então, a coragem, a propulsão, o salto e o voo irrompem da mesma maneira como a explosão de uma montanha para se criar novos caminhos.

O que fica depois, não se sabe ainda. Um dia as palavras retornam para narrar, porque atualmente a aterrissagem está praticamente prolongada no tempo.

José Eduardo Brum

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s